quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Megaman, rock na veia



Esta série clássica da CAPCOM dificilmente passou desapercepida por alguém.  Deste o nintendinho 8 bits, passando pela ótima fase no Super NES e sua série X, até os dias de hoje onde, diga-se de passagem, não tem andado bem das pernas, o robozinho azul tem trazido a nação gamer bastante diversão e desafios.

E põe desafio nisso. Se tem uma coisa pela qual os jogos Megaman são famosos é sua dificuldade. Na minha opinião os jogos do Nintendo 8 bits eram os mais hardcore, os chefes eram osso duro e seu arsenal não era ainda tão magnífico quanto nos dias de hoje (o megabuster por exemplo só passou a acumular rajadas mais fortes em Megaman 4).

O esquema de Megaman é simples e foi utilizado em todos os jogos da era NES e SNES, você tem a escolha de qual chefão quer enfrentar, podendo escolher entre 8 (alguns jogos tinham uma quantidade diferente de chefões). Ao final da fase você enfrenta o chefão e se vencer, rouba a arma dele. O que é legal é que em todos os jogos existia uma ordem otimizada para você enfrentar os chefões, pois cada chefão era fraco contra uma arma roubada de um outro chefão, daí se você soubesse a ordem correta o jogo ficava um pouco menos difícil.

Outra coisa pela qual Megaman sempre foi famoso foi por sua ótima trilha sonora, sempre cheia de ritmos que lembram o rock e batidas que lembram música eletrônica. Na minha opinião existem duas edições do jogo possuem as melhores músicas da série, Megaman 3 (NES) e Megaman X (SNES). Dêem uma sacada nessa intro de Megaman 3:



De Megaman X olhem esse vídeo aqui, dá pra ouvir a música de apresentação dos chefões e a música da fase Boomer Kuwanger, uma das minhas favoritas de Megaman X.





Infelizmente hoje em dia nosso blue bomber já não é como era antigamente, os jogos desviaram seu estilo original e deram uma passeada em outros gêneros, as vezes com resultados interessantes, outras nem tanto. Mas ainda há esperança, a CAPCOM está dando continuidade a série original nos consoles de última geração e adivinhem! Ela está criando os jogos com gráficos de 8bits.


Este é Megaman 9, que foi lançado para XBOX 360 e PS3 em suas respectivas lojas virtuais. Conegui por minhas mãos nessa belezura recentemente e digo o seguinte, é Megaman roots na veia.

Este jogo parece muito com o primeiro Megaman em jogabilidade, pois você não pode acumular seu Megabuster (que só pôde a partir do 4) nem dar a rasteira pelo chão (que só pôde no 3) então enfrentar os chefes é bem dificil.


Mais difícil ainda são as conquistas para XBOX 360 (versão que eu tenho). Zerar o jogo em menos de uma hora? Zerar matando todos os chefes apenas com o Megabuster? Zerar o jogo CINCO VEZES em 24 horas???? Qual é CAPCOM, essas conquistas são osso duro de roer.

As músicas nesse jogo seguem o mesmo ritmo rock/eletrônico dos anteriores, mas nenhuma música se sobressai como excelente. Mesmo assim nenhuma decepciona. Essa é a fase de Splash Woman (isso mesmo, um chefe mulher num jogo de Megaman, acho que é a primeira vez que acontece).



Parece que o sucesso foi tanto que a CAPCOM resolveu lançar mais uma versão, o Megaman 10, nos mesmos moldes, assim que sair to colado no lançamento.

Não posso encerrar esse post sem mostrar pra você uma curiosidade sobre os primeiros Megaman da série. Esses jogos ficaram famosos por terem as piores CAPAS de todos os tempos. Pelo amor dos céus, olhem a capa de Megaman 1.



Que isso? O setor de marketing da CAPCOM tava bêbado quando criou isso? Ou estavam de mal com os programadores e resolveram retratar o Megaman como esse "troço" aí? Pois é, isso era comum antigamente, os setores que desenvolviam e comercializavam os jogos não se conversavam direito e dava nisso aí. A capa do Megaman 2 não melhorou muito não.

 

Podia ter sido pior, por exemplo, podiamos ter jogado a versão européia de Megaman 2.



Ugh, os europeus sofreram com isso aí. Pelo menos na versão americana dá pra identificar os chefes que você enfrenta no jogo, apesar do Megabuster ter virado uma pistolinha de água. Na versão européia o Megaman é o ator de TRON que veio fazer uma pontinha e tem um DRAGÃO na capa? Que isso? Dungeons&Dragons?


O bacana é que a CAPCOM resolveu fazer uma homenagem a essas capas horrendas e criaram uma "capa" para o Megaman 9, dêem uma sacada.



Simplesmente fantástico, eles souberam mesmo reproduzir o horror que eram as capas antigamente. Parece que o 10 vai ter uma capa igualmente horrenda.

Megaman fez minha infância e acredito que a de muitos de vocês que também. Quem por algum motivo adotou o lado SEGA da força e não checou esses jogos em sua era NES faça a si mesmo um favor e de uma olhada nesses jogos, é coisa fina e vai lhe mostrar como nosso robo azul chegou a ser o sucesso que é hoje.

Grande abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário