sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ghost Sweeper Mikami, não é só mais um par de belas pernas

 

Nós que gostamos de jogar videogames sempre nos deparamos com duas situações: jogos que nós já sabemos mais ou menos como serão (todo mundo espera que um jogo do Mario seja bom, todo mundo sabe que jogos baseados em filmes tem "porcaria" escrita na cara) e jogos que se revelam como grandes surpresas, ninguém estava esperando por eles e quando eles aparecem surpreendem todo mundo.

Eu era um pequeno viciado em videogames com mais ou menos uns 12 ou 13 anos de idade que vivia de jogos alugados na locadora, porque comprar jogo era muito caro. Depois de alugar 300 vezes todos os sucessos reconhecidos de longe da locadora eu estava precisando variar um pouco, então comecei a arriscar jogos do fundo da prateleira, os "desconhecidos".

Muita porcaria passou pela minha mão, as vezes eu dava uma chance e descobria que o jogo até dá pra jogar, as vezes eu voltava na locadora, dizia que o jogo era bloqueado em meu videogame e trocava por outro jogo (não me olhem assim). Mas também muita coisa interessante acabou sendo descoberta por mim desta forma. Uma dessas prazerosas surpresas foi Ghost Sweeper Mikami.


Parte do cast do anime.
Ghost Sweeper Mikami, Joreishi wa Nice Body foi lançado para SNES em 1993 e é baseado em um anime japonês de mesmo nome (tirando o Joreishi wa Nice Body). O anime é sobre uma moça chamada Reiko Mikami, a bela moça de lindas pernas e grandes... cabelos que você pode ver no desenho acima. Ela é uma caçadora de fantasmas e possui uma firma de caça fantasmas (humm, meio familiar) que aceita qualquer trabalho pelo dinheiro certo. O jogo infelizmente está em japonês e eu não entendo uma palavra sequer de japonês, mas pelas imagens dá pra entender que no jogo Reiko conseguiu por as mãos em uma estátua misteriosa que está conectada a aparições de fantasmas pela cidade. Alguns desses fantasmas quando destruidos deixam cristais que, quando encaixados na estátua, fazem ela ganhar uma espécie de armadura. Decidida que a estátua pode resolver o problema de fantasmas da cidade, Reiko sai em busca dos cristais.

O jogo é de ação em plataforma, você controla Reiko e tem que destruir os fantasmas até encontrar o chefão no final. São oito estágios e eles são muito bem feitos, os inimigos são bem originais e o jogo faz pouco uso do "pallete swap", o reaproveitamento de inimigos trocando apenas a cor deles. Os inimigos de cada fase são únicos e se encaixam muito bem no cenário sendo jogado.


Primeira fase, Reiko com a roupa
roxa original.
Interessante é que existe pallete swap no jogo, mas no lugar mais inesperado possível, na própria Reiko. A cada estágio a roupa dela muda de cor, apesar de ser sempre o mesmo vestido tomara que caia. A mudança é usada até mesmo nas cenas que contam a história do jogo e é interessante ver que os artistas tiveram esse trabalho extra pra implementar algo que não incrementa em nada a jogabilidade, isso numa era em que os recursos dos videogames não estavam exatamente sobrando para por "firulas". É um toque que da um corolido a mais no jogo.
Outra característica é o humor negro que permeia a série. Tanto o anime quanto o jogo mostram elementos fantásticos e perturbadores, mas tudo é feito com tão bom humor que não há como esse anime/jogo ser classificado como terror. Os fantasmas fazem caras engraçadas quando morrem e o jogo raramente se leva a sério. O chefão da sétima fase me vem automaticamente na cabeça, joguem este jogo e vejam do que eu estou falando.


Segunda fase, Reiko com roupa
vermelha.
Este jogo é divertido, possui uma ação em plataforma legal, com dificuldade moderada (está mais para fácil, mas sem ser ridículo), mas ele não estaria figurando este blog se não tivesse qualidade em um elemento fundamental, a música. A música deste jogo faz parte da grande surpresa que tive quando o aluguei pela primeira vez, pois para um jogo simples de plataforma baseado em um anime ele tem uma música muito boa. A música segue um ritmo bem pra cima, com canções bem pop e batidas animadas.
Esta e a música da primeira fase, a melhor na minha opinião, apesar das outras não ficarem atrás. Esta música é a mais pop de todas e serve mesmo para tirar da sua cabeça que se trata de algum jogo de terror ou suspense. Além disso, na minha opinião ela tem o espírito das videogame musics da época, com uma melodia bem bacana.


Como um inteiro contraste vai a música da sétima fase, bem lenta, se encaixa muito bem no clima da própria fase, onde a gravidade e menor que o normal e os saltos de Reiko são beeeem lentos.


Bom, ao invés de postar todas as músicas do jogo aqui (o que eu acabo fazendo se não me controlar) é melhor eu indicar vocês a meu canal no YouTube, onde eu joguei este jogo do início ao fim e postei em 8 partes. http://www.youtube.com/dcviana

Como vocês podem ver, Ghost Sweeper Mikami é um excelente jogo de plataforma e ação, com uma bela protagonista, design de fases variados e, principalmente, uma música bastante animada e interessante. Se meus vídeos no YouTube não são suficientes para vocês aproveitarem um pouco do que senti descobrindo esta boa surpresa, recomendo que chequem vocês mesmos este ótimo jogo.

Grande abraço e até a próxima.

3 comentários:

  1. Muito legal! O jogo parece ótimo, me lembrou Valis. A música também é excelente! Já me inscrevi lá no seu canal do Youtube, vou ver os outros vídeos. Aliás, vou ver logo o último para ver o nome do compositor da trilha...

    ...

    Kinuyo Yamashita! É a "moça" que compôs a trilha original do Castlevania! Eu li uma entrevista com ela outro dia, dá uma espiada:
    http://www.originalsoundversion.com/?p=5413

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito obrigado pela informação, tinha me passado completamente batido que a compositora desse jogo é alguém assim meio esquecido, compôs pouca coisa, só CASTLEVANIA por exemplo ;P

    Agora ta tudo explicado, e quando eu achava que esse jogo já tinha me surpreendido tudo que tinha que surpreender, eis mais uma novidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito esse jogo.
    Pena que aonde estou não consigo ouvi a música.
    Mesmo assim experimentarei esse jogo um dia.
    Valeu pela dica.

    Aliás, linkei o JOGANDO COM MÚSICA no GLStoque, para os parceiro (no bom sentido). Dá uma olhada depois. É um BLOG REtro Gamer

    ResponderExcluir