sábado, 9 de janeiro de 2010

Pise fundo com Out Run



Out Run, este é um jogo que infelizmente joguei muito pouco na minha era 16 bits. Felizmente a emulação e os remakes nos trazem de volta esses tesouros que muitos consideram enterrados.

Our Run marcou época por diversas inovações raramente vistas na época. Muitos jogos de corrida existiram antes dele, mas Out Run dava uma impressão de velocidade que não era vista nos concorrentes. Isso aliado ao fato que você dirigia uma Ferrari e no seu banco de carona estava sentado uma loira de parar o transito, fazia o jogador realmente se sentir em uma corrida pelo mundo.

A jogabilidade também inovou. Em Out Run, você não corre uma sequência fixa de pistas, ao invés disso a cada final de pista existe uma bifurcação e a depender do caminho que você pegue na bifurcação a próxima pista será diferente. Normalmente os caminhos a direita (que levam em direção a rota E) são mais difíceis e os da esquerda (que levam a rota A) são mais fáceis.

A direção do carro é tipicamente arcade, aliás Out Run praticamente definiu a "direção arcade" nos jogos de corrida. O seu carro possui duas marchas (high e low) e ao fazer curvas, você pode freiar como de costume ou fazer um jogo de troca de marchas que te permite fazer curvas apertadas mantendo a maior parte da velocidade.


O clima de Out Run é de praia e diversão. Os cenários são bem coloridos, com temas de praia, natureza ou cidades bastante iluminadas. Seu personagem e o carona vestem roupas leves e a impressão que você tem é a de estar dirigindo por cenários como Miami, Las Vegas ou o Caribe.

Isso tudo foi para preparar o ambiente para falarmos sobre a música deste jogo. Volto a dizer, foi uma pena que não joguei ele muito na minha infância, pois aqui só existem musicas que ficam na cabeça e eu realmente gostaria de ter as músicas nesse jogo na mesma parte de minha memória onde estão as outras composições da minha infância. O jogo segue um esquema minimalista, são apenas quatro músicas (na versão arcade) sendo que três delas você pode escolher antes de começar o jogo, como se fosse o rádio do carro. Pensa que GTA inventou isso? Out Run já tinha estações de rádio em 1986.

Vamos dar uma escutada nas músicas juntos e de presente mostro pra vocês tanto a versão original quanto as remixadas para o jogo Out Run Online Arcade (XBOX360 e PS3).

Essa é a primeira, Splash Wave.






Esta é Magical Sound Shower.







Passing Breeze







Esta é Last Wave, a música que toca no final do jogo e na tela de Game Over.



Out Run teve diversos ports e continuações para vários sistemas. O Mega Driver e o Master System receberam excelentes versões do Out Run e as sequências foram o OutRun Europa, Turbo OutRun e OutRunners. O Mega Driver recebeu também uma sequência exclusiva em OutRun 2019, que se passava no futuro. Este jogo foi bastante elogiado na época do lançamento, mas tem pouco a ver com os outros Out Run's, há boatos de que na verdade OutRun 2019 seria outro jogo mas seu nome foi alterado antes do lançamento, coisa de empresas.

A verdadeira "sequência" do jogo só veio a ser lançada para XBOX original, o Out Run 2, um jogo totalmente 3D e que foi bastante elogiado pela sua jogabilidade refinada e bastante "arcade", mantento o espírito do jogo original e ao mesmo tempo inaugurando novos elementos de jogabilidade, como o modo Heart Attack em que sua namorada lhe dá tarefas para fazer durante a corrida, como passar determinada quantidade de carros ou fazer um "drift" por uma região da pista.

Após Out Run 2, a SEGA ainda lançou Out Run 2 SP e Out Run 2006, ambos os jogos foram na verdade "evoluções" do anterior ao invés de verdadeiras sequências, com Out Run 2006 ganhando nova engine gráfica e mais alguns modos de jogo.

Finalmente a SEGA lançou para XBOX 360 e Playstation 3, através de seus serviços de jogos arcade, o Out Run Online Arcade, que nada mais é que o Out Run 2006 contendo apenas as pistas de Out Run 2 SP. Out Run Online Arcade foi lançado em abril de 2009 e conta com rankings e jogos online.

Ta aí, um jogo que eu meio que perdi na era 16 bits mas que consegui experimentar hoje graças a emulação de jogos. É realmente uma pena que este jogo não está no Sonic's Genesis Ultimate Collection, mas quem não tem cão caça com gato mesmo. Espero que vocês que não tiveram a oportunidade de jogar este jogo façam como eu e o resgatem do baú, quem gosta de jogos de corrida arcade não pode deixar de ver o jogo que definiu este estilo.

Um abraço a todos e até a próxima.

11 comentários:

  1. Mais um ótimo post Danilo, sumarizou bem todas as versões. As músicas de Out Run são um show a parte e têm versões pra dar e vender. Dá pra dizer que as músicas de Out Run não são game music, essencialmente: Passing Breeze e Splash Wave são New Age (não o New Age de Enya, mas sim o braço New Age pop que surgiu com a explosão dos sintetizadores na década de 80: basicamente uma música toda MIDI com uma linha melódica solo e batida 16 beat pop) e Magical Sound Shower é marcante por ter inspiração no gênero tido como 'música latina'.

    Mesmo na versão com a pior timbragem (a do Master) as músicas eram marcantes - o que confirma a grandeza da composição. Existe uma versão de Magical Sound Shower, tocada pela SST Band em estúdio (a banda da SEGA, que aliás merece um post em breve neste blog :-)) que é absolutamente fantástica.

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário, interessante essa questão do estilo musical usado em OutRun, dá pra perceber pela sonoridade que não se trata da mesma coisa que Zillion, Castlevania, Megaman, etc, mas não tinha me tocado do que realmente era esse estilo.

    E sobre a música ser "marcante", aguarde o próximo post, tenho uma coisinha ou duas pra opinar sobre musicas marcantes.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, Eric, o movimento musical ao qual você quis se referir chama-se New Wave, que surgiu no final dos anos 70 e perdurou durante toda a década de 80. Outra grande influência na trilha sonora desse game vem das melodias "easy listening" proeminentes de uma banda japonesa chamada Casiopea.

    A Magical Sound Shower era tocada em praticamente todos os shows da SST Band. Aqui vai um registro do show deles no Game Music Festival 90

    http://www.youtube.com/watch?v=GQvK1x0A9tQ

    ResponderExcluir
  4. http://seanmalstrom.wordpress.com/category/music/ Aqui tem uma seleção de músicas muito boa é uma boa quendo faltar inspiração.

    ResponderExcluir
  5. Out Run sempre foi um dos meus preferidos. Sua trilha sempre foi um diferencial e impressionava pela qualidade com relação aos outros games da mesma geração. Eu não tinha o game, mas sempre alugava a versão 3D. Aliás, essa versão era a única que via vendendo por aqui na época! Ou estou errado? Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. @Fabio Ortolan
    Valeu, vou dar uma olhada. E to despreocupado com a inspiração, porque mesmo que falte tenho certeza que existem muitos fãs de retrogames por aí que podem dar dicas, eu sempre vou estar aceitando sugestões.

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dancovich!

    Espero que esteja gozando de plena saúde!

    Inicialmente – e como não poderia deixar de ser, apesar de clichê, imagino – gostaria de citar aqui a minha admiração pelo trabalho realizado por você.

    Há cerca de um ano, lançamo-nos na pioneira iniciativa de criar um canal onde o foco de seus assuntos fosse o “Brasil dos Games”. Longe de esquecer o que acontece fora do Brasil – especialmente entendendo-se que nossa indústria constitui-se no eixo nipo-americano -, mas falando, o máximo e sempre que possível, do que ocorre em terras tupiniquins.

    Uma das “materializações” desse foco no “Brasil dos Games” é a série de entrevistas “Blogando o Brasil dos Games”. Estamos navegando o enorme ‘oceano’ da internet brasileira para mostrar aos internautas as mentes criativas por trás dos principais e mais antenados gameblogs do país.

    Gostaria de receber um contato, via e-mail, para poder explicar melhor o sistema de funcionamento da série e formalizar um convite para que possa participar da mesma no EArena Games.

    Ficamos no aguardo de seu retorno para que possamos marcar a melhor oportunidade.

    Certo de iniciarmos um frutífero relacionamento, despeço-me.

    Abraços,
    Márcio Filho
    Editor Executivo – EArenaGames.com.br
    55 21 22627851
    55 21 81092542
    marcio@earenagames.com.br – www.earenagames.com.br

    "Todo o conteúdo desta mensagem é de propriedade intelectual de seu remetente, bem como documentos que encontrem-se anexados, sendo de inteira responsabilidade de seu destinatário a integridade das informações aqui veiculadas."

    ResponderExcluir
  8. Out Run é mesmo um clássico e tal... mas confesso que sou muito "pato" em jogos de corrida, portanto nunca consegui ter um bom desempenho nos games da série...

    ResponderExcluir
  9. @André Brender
    Meu caso é meio misto. Gosto muito de jogos de corrida tipo "arcade", como Outrun, e sou até bom neles. Meu problema são simuladores, não consigo jogar jogos como Gran Turismo ou Forza que prezam muito o realismo.

    ResponderExcluir
  10. o_O 00agent você persegue outrun e S.S.T Band, sempre que eu pesquiso algum termo desse quem eu acho por esse planeta chamado internet pelos blogs ai afora? porque nois num aproveita e faz logo um abaixo assinado pra pedir que a S.S.T Band reuna os membros que sobraram e fazer um show aki no Brasil, rrsrsrsrsrsrrds

    ResponderExcluir
  11. Comecei a jogar Out Run no Master System e desde a sua versão admiro muito as músicas desse jogo. Quando vi a versão do PS2 não acreditei! Ficou tão boa quanto a do Master...

    ResponderExcluir