sábado, 2 de janeiro de 2010

Castlevania, prepare a estaca e o alho



Ano novo está aí e como primeiro post do ano (que eu queria ter feito dia primeiro mas não deu) vou falar sobre uma série que ocupa lugar especial no meu coração e no de muitos gamers por aí. Estou falando da série Castlevania.



Castlevania para NES
 Para quem não sabe, a série Castlevania tem a seguinte história central. A cada 100 anos, em algum lugar do mundo, o castelo demoníaco do Conde Drácula surge das brumas para trazer o terror para o mundo. Desde os tempos imemoriais, entre os membros do clã Belmont surge um escolhido que irá empunhar o arma Vampire Killer, um chicote mágico capaz de destruir Drácula e seus lacaios.

Castlevania para Commodore64


O primeiro jogo da série, Castlevania, saiu para uma série de plataformas como NES, PC, Commodore e até mesmo uma versão um pouco diferente mas baseada na mesma história lançado para MSX2. A versão para NES foi a que mais causou repercusão na época, marcando a série como sinônimo de jogo de aventura em plataforma.

Uma constante da série é sua música sensacional. Abordando temas como horror gótico e até mesmo músicas baseadas em filmes de terror dos anos 60, a trilha sonora do jogo nunca falha em criar o clima adequado para que o jogador se sinta realmente em uma missão para destruir drácula. A lista de excelentes músicas da série precisaria de um blog todo dedicado a Castlevania, mas vamos mostrar aqui algumas músicas que devem reavivar memórias perdidas e até mesmo trazer quem nunca jogou um Castlevania para a série.

Para começar, a música do primeiro estágio, Vampire Killer. Esta é uma das famosas e eu posto aqui em versão original e remasterizada para Dracula X do SNES.




Foi com esta música que milhares de gamers tiveram seu primeiro contato com a série e ficaram apaixonados, tente colocar "Vampire Killer" no YouTube e veja versões em guitarra, teclado, flauta, o que você imaginar desta música.

A segunda, Bood Tears, é de Castlevania 2 Simon's Quest. Apesar do jogo não ser considerado muito bom entre os fãs (incluindo eu), a música é excelente, ganhando também uma série de versões em qualquer instrumento musical que você imaginar. Aqui novamente a original para NES e a remasterizada para Dracula X de SNES.




Como você pôde perceber, o jogo Castlevania Drácula X para SNES é um excelente jogo para relembrar a música de Castlevania, muitas das músicas do jogo são versões remasterizadas de Castlevania 1, 2 e 3 para NES e o jogo não é tão mal (não é o melhor da série, mas dá pro gasto) então se você não jogou este jogo, procure em sua loja de usados, site de emulador, brechó mais próximo.

Saindo um pouco da categoria 16bits and under está o jogo que 15 entre 10 jogadores consideram o melhor jogo da séria Castlevania. Isso mesmo, estou falando de Castlevania Symphony of the Night para Playstation e Sega Saturn.

Este jogo sozinho reinventou a série, substituindo o estilo original de fases por um estilo "mundo aberto" encontrado antes na série Metroid. Se você não jogou este jogo, não jogou Castlevania e precisa corrigir esta heresia agora. Ele saiu para o serviço XBOX Live Arcade, então se você já entrou no mundo dos videogames através da geração atual de consoles não tem desculpa para não jogar este jogo.

Esta é a música da entrada do castelo, Dracula's Castle e minha favorita pessoal deste jogo.



A próxima é poesia para os ouvidos, uma música que cheira a gótico (se é que som cheira, hehehe), Dance of Pales.



Esta é igualmente poética, mas considero especial pelo ar sublime e calmo que ela transmite, a compositora desta música está de parabéns (o nome dela é Michiru Yamane)



E pra encerrar, senão fico aqui o dia todo, está uma música que vejo pouco ser comentada, até porque é para um Castlevania mais recente e tem um estilo mais "pop". Mesmo assim eu gosto muito desta música e tenho certeza que vocês também vão gostar. É Pitch Black Intrusion de Castlevania Dawn of Sorrow para Nintendo DS.



Pois é, preciso encerrar logo este post porque se eu me empolgar fico aqui até anoitecer. A série Castlevania tem sido sinônimo de aventura em plataforma, clima gótico nos videogames e excelente música a muitos anos. Se você não teve a oportunidade de jogar estes jogos você está perdendo um dos símbolos do vídeogames, um daqueles ícones que posa com orgulho ao lado de Mario e Sonic. Eu não posso recomendar o bastante que você acesse sua loja virtual do Wii, XBOX Live Arcade ou PS Network e pegue uma dessas belezinhas por uma verdadeira pechincha. Você vai ter tantas horas de diversão que vai se sentir roubando a Konami (ou você pode usar um emulador e.... bem, vocês sabem).

Grande abraço e um feliz 2010 para todos.

2 comentários:

  1. Castlevania é uma das minhas franquias preferidas e realmente suas músicas são incríveis!

    ResponderExcluir
  2. Castlevania é musicalmente excelente mesmo. A versão do Megadrive também tem seus bons momentos musicais, particularmente a música da primeira fase mesmo. Acho que só a versão N64 não tem nada a oferecer, como jogo feito por estagiários que era... :D

    ResponderExcluir