sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Top Gear, velocidade máxima



A era 16 bits foi marcada por muitos bons jogos de corrida. Ayrton Senna Super Monaco GP, Lotus, Lamborghini e é claro, Top Gear para SNES.

Este jogo marcou época por sua jogabilidade precisa e bastante divertida, boa sensação de velocidade e principalmente uma música muito empolgante, tão empolgante que várias bandas voltadas para videogame music, como a Megadriver, fizeram remakes das músicas.


Outra coisa muito legal é que ao contrário de outros jogos da época, este tinha um modo cooperativo, por sinal muito bom. Devo ter alugado esse jogo umas 10 vezes pra jogar com meu irmão e vizinhos e perdi a conta do número de vezes que terminei ele.

Um fato engraçado era que o jogo era cooperativo mesmo que você não quisesse, pois caso você jogasse sozinho o computador preenchia a vaga de seu colega. Nunca gostei dessa característica, acho que seria melhor ter uma visão ampliada da pista nesse caso.

A premissa do jogo é simples, você está em um campeonato mundial de corrida e precisa vencer diversas etapas em cada país para levar o troféu. Para isso você escolhe um entre quatro carros com características distintas. Cada carro possui atributos melhores ou piores nas categorias velocidade, tração e consumo de combustível e como você não pode trocar de carro até o fim do campeonato, é importante escolher um carro equilibrado para toda a sua jogatina.

Os carros também contam com um nitro que pode ser acionado até 3 vezes por corrida. Esse nitro realmente vinha a calhar, muitas vezes sendo a diferença entre a vitória e o último lugar. Era lindo quando você ficava sem combustível na cara da linha de chegada e seu amigo vinha com nitro a toda e acertava seu carro em cheio, te dando a vitória de bandeja. Ahh... bons tempos.

Mas estamos aqui por causa da música deste jogo, e lhe digo o seguinte, que música. Dêem só uma sacada na música da primeira corrida, uma das melhores do jogo e que te mostra logo o que ele tem a oferecer no departamento sonoro (o vídeo não é da primeira fase, mas essa é a musica que toca na primeira corrida).



Esta é outra ótima música, normalmente encontrada na quarta pista de cada país.



Curiosidades sobre a trilha sonora deste jogo. Algumas músicas de Top Gear são versões levemente alteradas dos jogos de Lotus para Amiga. Por exemplo, a esquerda é a terceira corrida de Top Gear e a direita a intro de Lotus Espirit Turbo Challenge (ou Lotus 1 para os íntimos).




Até onde eu sei, Top Gear foi bastante inspirado em Lotus para Amiga, sendo praticamente uma versão para SNES deste jogo, daí a reutilização de algumas músicas.

Outra curiosidade é que existe uma banda chamada Muse que fez uma música bastante inspirada na música de introdução de Top Gear. Olhem só a música intro do jogo (a esquerda) e o clipe da banda Muse (direita).




Pois é, quem acha que videogame music é musica bobinha engula essa, jogos conseguem até mesmo inspirar artistas em suas composições.


Top Gear teve duas sequências, Top Gear 2 e Top Gear 3000. O segundo jogo da série é bem interessante, com novidades como a possibilidade de tunar seu carro a lá Need For Speed Underground e um sistema de dano que diminui o desempenho do seu carro depois de umas batidas, mas na minha opinião não ficou muito interessante no departamento de som, as músicas são até legais mas nenhuma inspira como fizeram as músicas do primeiro.


O Top Gear 3000 é na minha opinião a ovelha negra da família, as corridas ocorrem no espaço (!!!) e a música é só um techno genérico sem nenhuma criatividade, eu honestamente acho que eles podiam ter parado no 2 mesmo.

Eu até hoje não consegui encontrar um gamer que viveu a era 16 bits e não jogou algum jogo da série Top Gear, mas se você existe e está perdido aí em algum lugar, faça a você um favor e jogue este jogo. A música já vale o investimento mas você ainda leva de brinde um jogo muito divertido, e se você tiver um amigo ou irmão a diversão será em dobro, eu garanto.

2 comentários:

  1. Como que nenhuma música do Top Gear 2 inspira? A "Canterbury Plains" na minha opnião é tão emocionante como a música que abre a primeira corrida do primeiro Top Gear.

    Falando em Top Gear, triste foi ver a música de um game clássico virar versão forró do Topamix.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu não achei que nenhuma inspirou tanto quanto a do um, mas o legal de música é isso, cada uma toca uma pessoa de maneira diferente.

    E que diaxo de versão forró é essa? Aliás acho melhor eu ficar sem saber.

    ResponderExcluir